Em Canavieiras, palestra sobre trânsito tem presença da guarda

Conversa e esclarecimentos a respeito das leis de trânsito
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O Projeto Mexa-se, em parceria com a Prefeitura de Canavieiras, realiza diversas atividades durante a Semana Nacional do Trânsito, que tem a data de 25 de Setembro comemorada como o Dia Nacional do Trânsito. Nesta quinta-feira (17), o evento foi iniciado com uma palestra sobre “Segurança no Trânsito” para os alunos da Rede Municipal de Educação.

Segundo a diretora do Projeto Mexa-se, Taisa Taithiana Vasconcelos, o objetivo da palestra de ontem é o de conscientizar a comunidade sobre o comportamento das pessoas no trânsito. O evento Educação no Trânsito faz parte do planejamento anual de ações do Projeto Mexa-se para o ano de 2015.

A palestra “Conscientização Sobre a Segurança no Trânsito” foi apresentada pelos membros da Guarda Civil Municipal Gonçalves e Ferreira, que discorreram sobre os cuidados que os pedestres e condutores de veículos devem tomar nas ruas. Dentre os temas abordados pelos guardas, o uso correto da faixa de pedestres ao atravessar as ruas  e dos ciclistas em relação à ciclofaixa.

Os palestrantes lembraram que a convivência entre pedestres e condutores de veículos deve ser a mais pacífica possível, no sentido de se evitar os acidentes. Para eles, se cada um se portar dentro dos seus limites, o trânsito fluirá de forma ágil e pacífica, sem os costumeiros acidentes.

Em relação a Canavieiras, os Guardas Civis Municipais disseram que  as infrações mais recorrentes são as invasões nas faixas de pedestre e ciclofaixas. Outras infrações como menores na direção de veículos (motos, inclusive a de 50cc e carros), falta de equipamentos de segurança obrigatórios, a exemplo de capacete e retrovisores também são bastante verificadas.

A culminância dos eventos da Semana Nacional de Trânsito será realizada na próxima quinta-feira (24), a partir das 8 horas, na praça Maçônica. Durante todo o dia serão realizadas blitzes educativas pela Guarda Civil Municipal, informações sobre a segurança no trânsito e até mesmo a exposição de veículos que sofreram acidentes, com a finalidade de demonstrar os riscos e os resultados negativos dos acidentes.

Um dos resultados práticos da comemoração da Semana Nacional do Trânsito é informar e conscientizar a população para os perigos decorrentes do desobedecimento das regras. Um dos mais graves problemas do trânsito em  Canavieiras é a falta efetiva de agentes do trânsito (policiais, guardas civis municipais ou agentes de trânsito).

A Prefeitura já enviou à Câmara de Vereadores um projeto para a Municipalização do Trânsito, mas até agora os vereadores não demonstraram intenção de transformá-lo em Lei. De acordo com o projeto, a municipalização de trânsito é atualmente uma tendência nacional, com farta legislação nacional que manda os municípios a firmarem convênio para que possam assumir o trânsito no seu território.